Pular para o conteúdo principal

Hello World #2 - Vapor Wave

Musica para esse inicio de post:



 Ouvindo essa simples musica datável, ouvimos uma voz japonesa, um gif em looping e referencias a cultura pop dos anos 80 a 90. Isso é o Vapor Wave - numa maneira bem rasa de dizer. 

O traço da arte: com um estilo retrô bastante tendencioso e complexo, o Vaporwave usa também menes e outras referencias da cultura pop dos anos 80 e 90. 
 E o incrível: a musica é atual, composta (provavelmente) por alguém que não vivenciou ao todo na época de 80 e 90 e ainda consegue pegar toda a essência dessas musicas pops dessa época. Ou não...


Sobre sua origem, é difícil de explicar. Sabemos que chegou em 2010 e expandiu para fóruns como o 4 chan e Reddit. Nos estilos musicas, o Vaporwave tenta pegar um estilo mais nostálgico, com referências de comerciais, clipes obscuros, animes, Games (no caso chega até usar boots de consoles em seus clipes e artes de capa para compor os álbuns) e até chegar ao nível de usar musica para elevador e remixar.
Muita gente, de inicio rejeita o gênero pelo seu apelo visual, que, cai entre nos: é exagerado (mas isso é que faz o estilo ser único). Mas quando ouve alguns hits do canal do Youtube do ArtzieMusic, as coisas mudam:


 Já fui rabugento com o gênero, por julgar pelo aspecto visual, mas quando ouvi algumas musicas de alguns artistas (como Saint Pepsi) mudei o meu conceito e fico satisfeito por ter colocado baixas expectativas nesse gênero, de inicio: é interpresante apostar em criar algo diferente e usando coisas retrô. Quando ouvi, parece um New Wave muito mais experimental. Mas tem umas coisas bem bostas no meio (assim como qualquer outro gênero).
Relaxa que não é musicas altamente experimental a 8000!!!  
E para finalizar...

Asiste um pequeno documentário do canal Wolfenstein OS X falando sobre esse gênero.
 Ainda estou tentando voltar a exercer a escrever nesse blog. Trampo e cursos me fazem perder meio a vontade e pela falta de tempo também. Aposto que poucos estão lendo esse post, mas quem sabe pode ser uma "caixa do tempo": onde mais tarde releio e vejo as minhas opiniões passadas.
Obrigado.
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[VERTIGO/DC] [HQ] 'O evangelho de Coiote' - Homem Animal

Preparando três cônicas para o blog, tive que fazer uma postagem rápida (e das boas) porque me enrolei e, quase, voltei para o zero.


Homem Animal. Pensou quem é esse Herói?
Um AquaMan em versão animal? Quase. Assim como Aquaman: depende da equipe criativa (Novos 52 mostra isso).

Homem Animal (Animal Man) é um personagem criado nos anos 60/70, isso quer dizer: "mais um".  E assim como qualquer "mais um herói", porque poucos tiveram salvação em não ficar esquecido, Homem Animal não teve essa sorte.
Mas o herói despertou curiosidade em algumas crianças na época, um deles foi Grant Morrison.
Do que viu de tão incrível nele? Olha sua introdução o porquê: Parte 1/ Parte 2/ Parte 3


Por que esse post tem o titulo de 'O Evangelho de Coiote' e não 'Homem Animal'?
Rapaz, 'O Evangelho de Coiote' foi um marco (ainda mais) para carreira de Morrison na DC. Mostrou ainda mais o lado filosófico usando metalinguagem. Nessa história Morrison usa o personag…

[REVISÃO] MAX PAYNE 3

Isso é uma velharia que fiz no curso técnico de Jogos Digitais. Um trabalho de conclusão de um módulo. Olhei de relance no meu Google Drive e decidi postar sem alterações. Poderia ter postado na RDG, mas, acabei com o blog...

O que posso dizer (agora) sobre Max Payne 3  é que: Não foi um game memorável, mas é bom. Foi lançado e menos de um ano a Rockstar anuncia mais um video de GTA V - com Radio Ga Ga de Queen no trailer. O hype foi mais elevado, abafando Max Payne 3.
Max Payne 3 é um "protótipo" de gameplay de ação de GTA V  - é muito visível pra quem jogou. Até o Bullet-Time está presente no personagem Michael.

Bom, fica ai o texto feito em DEZEMBRO DE 2012 - que época de ensino médio e técnico boa!

------

MAX PAYNE 3

Parece que a Rockstar teve várias missões: Conseguir fazer um Max Payne sem a empresa Remedy Entertaniment, superar os dois jogos antecessores (Max Payne e Max Payne 2), conseguir fazer um roteiro sem o toque do criador da série, Sam Lake. E o mais díficil: fa…

Sonic Mega Drive: Archie acertou dessa vez

MUSICA PARA O POST: 808 STATE - PACIFIC 202.
Archie Comics e a Sega anunciaram uma nova Série em HQ do Sonic chamada, simplesmente, de ' Mega Drive'. Será protagonizada pela versão clássica do ouriço (que ainda poderá ser protagonista do game em comemoração dos 25 anos do mascote azul da Sega). Não se sabe se haverá ligação com o universo Archie (espero que não, pela fanbase) e com o novo game da Sega que anunciou no inicio desse ano. Quando olhei para a arte de capa (feita pelo Tyson Hesse) deu aquela esperança que podemos ver uma versão em HQ mais decente do Sonic clássico. A estética pareceu as capas japonesas dos games do ouriço no Mega Drive. Me deixou animado... Mas é aquela coisa... Archie. Não que esteja diminuindo a versão da Archie, mas, aquilo não é o Sonic e o Robotinik que vejo quando era pivete no Mega Drive, era uma versão mais complexa e com muitos personagens fora do normal - mas eles não deixaram na geladeira, como a Dona Sega fez, felizmente. Sério, não le…